quinta-feira, 30 de junho de 2011

Editora Universitária: recanto dos livros

A EDUFRN já lançou mais de 450 títulos em seus quase 50 anos de história. Este ano, reedita “Crônicas de Origem”, de Câmara Cascudo, uma das obras do vestibular 2012  


 Por Paula Santos                                                                                                                                               
                                                                                                                                                                            
Muita gente não sabe, às vezes nem mesmo a comunidade acadêmica, onde funciona a Editora Universidade Federal do Rio Grande do Norte ­­– EDUFRN. Muitos se perdem, não sabem ao certo sua localização (é no Centro de Convivência?). Mas ali, antes da rotatória, próximo à Escola de Música da UFRN, funciona um verdadeiro recanto dos livros.
Fundada em 1962, a EDUFRN já editou mais de 450 títulos. Só no ano passado, mais de 40 das mais diversas áreas de conhecimento. Para publicar na EDUFRN, a obra passa pelo diretor Herculano Campos, pelo editor Helton Rubiano e pelo Conselho Editorial da UFRN, que é composto por professores e pró-reitores da Universidade. Essa seleção e cuidado objetiva a garantia da qualidade e a contribuição da obra para a comunidade acadêmica e comunidade em geral. Todos os anos, a EDUFRN lança um Edital de Apoio à Publicação, que financia os títulos.
Para publicar um livro através da EDUFRN, explica Helton Rubiano, o autor precisa ir até a Editora com os originais da obra em CD e cópia em papel e conversar com o diretor e o editor acerca da viabilidade do projeto para em seguida a obra ser submetida à avaliação do Conselho.
 Buscando resgatar os valores históricos do Rio Grande do Norte, a EDUFRN publicou textos históricos de grande relevância para a cultura potiguar. Entre eles está a Coleção Câmara Cascudo – Memórias e Biografias que reúne 4 títulos do folclorista potiguar (“História da Cidade do Natal”, “Na Ronda do Tempo”, “Ontem” e “Pequeno Manual do Doente Aprendiz”). Ainda sobre o folclorista, a EDUFRN reeditou “O Tempo e Eu” e biografias de Auta de Souza, Henrique Castriciano e Pedro Velho.
 A EDUFRN mantém parceria com a Comperve e todos os anos produz um dos livros do vestibular da UFRN. Para o vestibular 2012, será reeditado “Crônicas de Origem”’, de Câmara Cascudo. Além da Comperve, a Editora é afiliada à ABEU – Associação Brasileira de Editoras Universitárias, através da qual a EDUFRN participa de Bienais e feiras do livro por todo o país.
A professora do Departamento de Comunicação Social da UFRN, Maria Érica Lima, publicou o livro “Mídia regional: indústria, mercado e cultura” pela Editora Universitária. Foram cerca de 300 exemplares, que hoje percorrem congressos importantes na área da comunicação. “Houve um cuidado em todo o processo: correção, ajustes, arte final, lançamento e distribuição. O editor e o diretor sempre estiveram à disposição para nos receber e explicar o processo da realização de um livro”, declara a professora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário