quinta-feira, 16 de junho de 2011

Conheça um pouco mais a respeito do professor Sebastião Faustino

Sebastião Faustino Pereira Filho, professor efetivo do departamento de comunicação social da UFRN, tem doutorado em educação, mestrado em ciências sociais, especialização em jornalismo cultural e graduação em jornalismo. É autor dos livros: Homo Midas e o político midiático na folia do rei nu (2009) e Saber midiático: a educação necessária no século XXI (2010). Dentre suas áreas de interesse estão: educação, rádio, cultura, comunicação e jornalismo móvel.
O Professor Sebastião é responsável por ministrar duas disciplinas no Departamento de Comunicação: sistemas de comunicação e comunicação e opinião pública. Além disso, o professor está coordenando um projeto de pesquisa chamado Jornalismo e Mobilidade e um projeto de extensão, o Guiamaxx.
O Guiamaxx é um futuro programa de rádio que será transmitido na internet (rádio-web) e exibido em rádios comunitárias, assim que as  parcerias forem fechadas. O Guiamaxx agrega cerca de vinte alunos e está de portas abertas aos estudantes das três habilitações: radialismo, jornalismo e publicidade.
Segundo Sebastião Faustino, o projeto levará conhecimento, cultura e educação para a população, que também têm direito e merece um espaço na mídia, e será da mesma forma importante para os alunos de comunicação da UFRN pois poderá agregar conhecimento prático aos que ainda estão dentro da universidade. “O sistema de revezamento será capaz de fazer com que o aluno experimente um pouco de cada função: produção, edição, apresentação e locução dentro do programa”, declara o professor.
Outra vontade de Sebastião Faustino, é colocar em prática o projeto de pesquisa “jornalismo e mobilidade”, que está ainda em fase de testes. A pesquisa será direcionada para o uso do celular como transmissor de conteúdo e o objetivo é desenvolver uma tecnologia ou pelo menos chegar próximo a um resultado que permita a transmissão de conteúdo ao vivo por celular a partir de tecnologia 3G ou wi-fi.
O objetivo do professor com a pesquisa é que, no futuro, cada cidadão interessado possa ter direito a sua própria TV de uma forma barata, possibilitando a democratização da comunicação, a liberdade de expressão e o exercício da cidadania.
O chefe do Departamento de Comunicação, Adriano Cruz, reconhece a importância dos projetos  desenvolvidos pelo professor Sebastião Faustino e a sua contribuição para o desenvolvimento do curso de comunicação social da UFRN.

Um comentário: